Domingo, 21 de Outubro de 2007

NOVELA GABRIELA EM DESTAQUE NO RADIONOVELA

No Brasil, não se sabe se a novela imita a vida ou se a vida vai no enredo da novela. Em Portugal, a novela brasileira entretém como história inventada, ficção, rotina depois do telejornal e dos programas da noite.
Mas foi em Maio de 1977, que a estreia de Gabriela marcou uma outra revolução entre nós. Com a apresentação da primeira novela, houve um reencontro de todos, vivência da democracia conquistada.

 .

Ouve aqui a emissão do dia 21 de Outubro de 2007. http://www.zshare.net/audio/4362820fe22801/

.

TEMA PRINCIPAL DA NOVELA - VIDEOCLIP

.

O romance de Jorge Amado transfigurado para a televisão estimulou o convívio nas famílias, acordou uma nova consciência social. Os políticos suspendiam os trabalhos da Assembleia Constituinte, em frente da televisão. Os ministros faziam uma pausa de hora marcada e até o Dr. Álvaro Cunhal chegou uma vez atrasado ao programa Mosaico, na RTP, por ver Gabriela. De repente, surgia uma nova sociedade, para além do serviço público de informação e esclarecimento político, educação de massas pela TV. Na novela descobriam-se afinidades com a realidade portuguesa, e o país com 40 por cento de analfabetos iniciou-se em nunca ouvidas expressões, descobrindo a língua comum. Se em 1975 a livre expressão em Gabriela tinha incomodado o Governo Geisel no Brasil, também no Portugal democrático agitou os ânimos. A luta das mulheres pela liberdade, a vivência da sexualidade, a estética sensual do corpo. O machismo, a arbitrariedade dos poderes, a impunidade dos poderosos, a opressão das convenções foram propostas de discussão nacional.

 

ABERTURA DA NOVELA

.

A primeira novela brasileira, chegou e conseguiu colar todas as pessoas ao ecrã, será que foi por causa de Sónia Braga, será que foi pela inovação, será que foi pelo choque, ou simplesmente, porque seria uma forma de esqueçer os dificeis anos que se viva por aqui?Não se sabe, o certo é que Gabriela será sempre lembrada como um dos grandes marcos dos anos 70.

Fonte: http://malabarismosdamente.blogspot.com


publicado por RADIONOVELA às 12:31
link do post | comentar | favorito
|
Aos Domingos das 20h às 21h
POPULAR FM 90.9MHz
Contactos:
programa.radionovela@gmail.com
POPULAR FM: NO AR

  • www.popularfm.com

    .Emissões Anteriores

  • 23 de Maio de 2010
  • 30 de Maio de 2010
  • 6 de Junho de 2010
  • 20 de Junho de 2010
  • 27 de Junho de 2010
  • .pesquisar

     

    .tags

    . todas as tags

    .Amigos